quarta-feira, 28 de julho de 2010

Morangos com Nutella

Certa vez, quando criança, fui presenteada com um livro chamado "Gratidão". Enquanto devorava rapidamente as trinta páginas, eu não podia imaginar as sérias conseqüências que a singela leitura acarretaria. O livro consistia na pergunta "O que é gratidão?", seguida por dezoito respostas ilustradas, dentre elas: "Aquilo que você sente quando toma um banho de mangueira num dia de muito calor" e "Sentimento por ter um amigo que sempre guarda seus segredos". Ao fechar o livro, um mar de respostas se abriu em minha pobre mente infantil. Repentinamente descobri, que o que eu sentia ao comer jabuticabas sentada na árvore, ou ao ficar horas lendo gibis em um dia chuvoso, nada mais era do que gratidão. Apenas gratidão! Uma pergunta insistente latejava em minha cabeça: "Se isto é gratidão, então o que é a...?". Foi neste exato momento, que iniciou-se a minha longa jornada em busca da tão falada e desconhecida felicidade.
Eu cresci como tantas outras pessoas, achando que a felicidade é algo grandioso, que deve ser buscado e encontrado a qualquer custo. Esperando o grande sinal, o grande momento inesquecível, onde enfim poderia dizer: Sou feliz! Confesso que por vezes, tomada por imensa alegria, pensei que este momento havia enfim chegado. Mas algum tempo depois, sempre percebia que não passara de um engano, ainda não era a felicidade, pois a alegria sempre passava. Então retomava minha espera por ela, que é a grande sintonia do Universo conspirando ao seu favor, onde tudo da certo: o sucesso te ronda, a carreira decola e o esmalte nunca descasca. Até que um belo dia, eu me cansei de esperar.
Me rendi aos prazeres do morango com Nutella. Descobri que além de somar centímetros a minha circunferência abdominal, esta divina combinação tinha o estranho poder de me fazer feliz. Por algum tempo eu tinha em minhas mãos a tão procurada alegria eufórica, que só se extinguia minutos após a constatação de que o pote do fantástico creme de avelã, que não contém glúten, estava absolutamente vazio. Eis a fórmula secreta da minha felicidade, que vem em copos decorados, vendidos nos melhores supermercados. Que começa quando compro, se prolonga por todo o saborear, e termina com a última lambida de dedos. Como tudo na vida, com começo, meio e fim.
Não há dor ou alegria que dure pra sempre, então anime-se: Se está sofrendo, vai passar. Mas se está perfeito, vai passar também e outros tantos momentos perfeitos virão. Passaram-se os anos, procurei e esperei, mas foi um pote de Nutella acompanhada por suculentos morangos que enfim me fizeram enxergar, que a felicidade está nas pequenas coisas da vida. Desmistifiquei o meu livro de infância, pois não importa o título. Pra mim, o que enche aquelas páginas com belas ilustrações, são descrições da real felicidade, que está sempre presente. Quando alguém nos arranca um sorriso, ou quando nos maravilhamos com o céu noturno, estamos sendo felizes por um momento. Colecionando momentos como estes, estaremos sempre felizes. Isso, e apenas isso é a felicidade pra mim. Mas se eu estiver errada, e tudo isso não passar de “Gratidão”, quero dizer então: Obrigada! Obrigada pelos dias ensolarados de piqueniques no parque, pelos amigos e pelas madrugadas afora em companhia deles. Pelas conversas insanas nos camarins de teatro e pelos tantos planos para dominar o mundo. Obrigada pelos banhos de chuva, pelas confidências trocadas com a lua e as noites de fuga no terraço do prédio. Pelas corridas noturnas com o vento frio lambendo o rosto, pelo som do silêncio e pelo som dos aplausos rompendo o silêncio quando as luzes se apagam. Serei eternamente grata!

44 comentários:

  1. Já pensei inconclusivamente sobre essas distinções, mas, quando percebi que aquilo estava apenas ocupando meu tempo, deixei de lado, e fui viver um pouco de felicidade. Viver deve ser a melhor forma de aprender, algumas coisas só se aprendem nessa prática. E se eu não aprender? Não importa, eu estava ocupado demais sendo feliz mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Yasmin...

    Realmente, lendo seu lindissimo texto, entendi porque uma simples chuva, e seu gostoso cheiro ao final do dia me arrebatavam pra tão longe, e me fazia sonhar, pensar, e descrever os mais lindos desejos que eu podia querer e sentir, naqueles breves momentos de felicidade que ela sempre me proporcionava, amei seus textos, e a forma como foi expressado, com toda delicadeza e sentimento... Virei Fã, parabéns!!! Abs.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelo seu carinho lá no blog!
    Fiquei muito feliz, mais ainda por ter vindo aqui e ter lido um belissimo texto, escrito de uma forma tão intima que me tocou muito!

    Gostei demais mesmo, jamais pararei de vir aqui!

    ResponderExcluir
  4. Que bom que gostou! Será sempre bem vindo por aqui! :)

    ResponderExcluir
  5. Que leveza de texto, uma delícia de ler.
    Obrigada pelo comentário do meu último texto, me fez abrir um sorriso enorme.


    Bom poder ler blogs como o seu, além de você me passar uma confiança. Não sei explicar ;)

    ResponderExcluir
  6. Olá flor =)
    Tudo bem?
    Excelente o post, ótimo para refletir... Devemos parar de procurar a felicidade nas coisas grandiosas, porque na realidade ela está nas pequenas coisas.
    Adorei o blog, lindo e tem ótimos textos, parabéns!
    Me tornei mais uma seguidora =)
    Até mais, beijos =*

    ResponderExcluir
  7. hey...eu te add no blog...sou fotografa e artista plastica, além de gostar das tuas fotos, gostei do q escreve...te add...enfim se quiser me seguir tbm caso goste.
    vc é linda
    beijos

    ResponderExcluir
  8. 'Descobri que além de somar centímetros a minha circunferência abdominal, esta divina combinação tinha o estranho poder de me fazer feliz'
    adoorei *-*
    essa é a graça da Nutella. (:
    e... realmente, a felicidade está nas pequenas coisas da vida, mas não percebemos isso, até as pequenas coisas terem se passado, e se tornarem grandes e raras agora.

    ResponderExcluir
  9. Morango com Nutella é mesmo DIVINO! haha
    Eu carrego a mesma filosofia de vida, felicidade é e sempre vai ser um sentimento à prestação. Mesmo porque, pra perceber que se é feliz, precisamos passar pela tristeza. ^^

    ResponderExcluir
  10. Nossa, muito bom seu texto *-* e não sei como cê consegue escrever tanto, geralmente eu me perco no meio e tento finalizar o mais rapido possivel (:
    parabens :*

    ResponderExcluir
  11. Não tem nem o que dizer, todos os textos do seu blog vem com uma dose de realidade em meio a tantas palavras que vc sabe escolher muito bem...
    Realmente a felicidade esta nas pequenas coisas da vida e temos que aproveitar ao máximo, pois como tudo na vida, uma hora tem fim...
    Mas se a vida não fosse feita de momentos ruins tbm, acho que seriamos pessoas sem nada a oferecer, pois não teriamos aprendido nada, afinal pra isso que servem os momentos de angustia, para aprender e refletir...
    Já a felicidade para aproveitar a desgustar até o ultimo pedaço, igual vc vez com o pote de morango com nutela! :) ( Confesso que me deu fome de doce ao ler isso hehe)

    Ah!!! Se tiver um banner e vc quiser, posso te linkar no meu blog na parte de parcerias... Acho seu blog mto bacana...

    beijos

    ResponderExcluir
  12. a cada dia gosto mais de seus textos e suas fotos. lindíssimos!

    e obg por sempre ler e comentar meu blog, me faz muito FELIZ! ((:

    ResponderExcluir
  13. sempre arrasando adoro as fotos bjs

    ResponderExcluir
  14. Você escreve de forma invejável, parabéns. Adorei o texto. Prendeu do começo ao fim.

    Também te sigo.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Yasmin adorei seu texto de morangos com nutella. parabens

    ResponderExcluir
  16. "Felicidade se acha em horinhas de descuido."
    (Guimarães Rosa)

    Abração amigo.

    ResponderExcluir
  17. Acho que temos mesmo é que ser gratos, essa é a grande verdade. Agradecer apenas impulsiona pra que outros grandes acontecimentos entrem nessa roda-viva, que chamamos de vida. Adorei, flor!
    Um beijo

    ResponderExcluir
  18. Credo amiga, que lindo! rsrsrs Você escreve muito bem! Num é a toa que já tem gente querendo tirar foto com você e pegar logo de uma vez o autógrafo pra garantir quando daqui a pokim vc tiver famosa né!! =) Beeijo

    ResponderExcluir
  19. Ah, amiga, que lindo!! hahahaha obrigada! Nem sabia que você lia meu blog...

    ResponderExcluir
  20. Já pensei muito sobre esse assunto...
    Gratidão.Amei o texto,muito bom mesmo(não é puxasaquismo,não!).Boa noite!

    ResponderExcluir
  21. Ótimo! Ótimo! Ótimo!
    Parabéns Yasmin =D

    ResponderExcluir
  22. Meus parabéns pelo texto, ótimo! Dá vontade de ler mais e mais. Quando cheguei ao fim perguntei a mim mesmo: Já acabou?! rs Queria mais e vou ver mais quando ver suas outras postagens.
    Parabéns!

    www.meuceuparticular.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Oláá!!! seu texto é lindo yasmin!! adorei seu blog!!Parabéns!!!

    www.julyritmoquente.blogspot.com
    Hj falando sobre moda!!!

    Bjoks!!!

    ResponderExcluir
  24. Muito bom o seu texto Yasmin, achei muito bonito. Tentei fazer a mesma combinação, só que em vez de morangos tentei utilizar ameixas, ficou muito bom tbm! rs ^^
    Ditados me são ditos, em relação ao seu texto!
    " Os melhores perfumes estão nos menores frascos"
    Eu iventei outro!
    "As Melhores coisas da vida, estão nos morangos com nutella" ( ou ameixa )

    Achei muito bom, ás vezes aquele pequeno instante que você virou a pagina do livro, que estava elndo embaixo de uma arvore de copa alta! Pode ser ter sido o momento mais feliz da sua vida e você nem percebeu, realmente temos que valorizar cada pequeno detalhe que está a nossa volta, quem sabe o que pode passar pela nossa frente e não aproveitamos!

    Ah é obrigado por seguir o blog novo! Valeu mesmo, ele é meio bobinho mas eu gosto!

    ResponderExcluir
  25. Que lindo! Adorei!
    Vi que está seguindo meu blog, vou serguir o seu também. Posso deixar um link na minha lista de blogs?
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  26. Jefferson de Medeiros3 de agosto de 2010 às 11:57

    tudo com Nutella é ÓTIMO, mas não se esqueça dos nossos amendoins japones, biscoitos amantegados, cookie (é bom e ninguem quer dar)
    Adoro o Blog, adoro vc, adoro a Bruninha, o Rogério, as fotos, seus textos. Acho que sou seu fã! :x mas é segredo. Te amo, minha amiga.

    ResponderExcluir
  27. Obrigada Jenifer, pode sim querida, ficarei muito feliz!! E também te amo Jefferson seu bobo mais querido do planeta!! hahaha

    ResponderExcluir
  28. Texto muito bom mesmo, eu gostei (:

    http://gustaandrade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Parabéns! Texto lindo e verdadeiro. Devo procurar pensar dessa forma também, para que quando os momentos mágicos aconteçam, eu não esteja ocupado demais procurando a felicidade para desfrutá-los. Lindo Blog! Te seguindo.

    ResponderExcluir